22 janeiro, 2012

Vistorias


Para além das vistorias a Estabelecimentos Hoteleiros, Unidades Privadas de Serviços de Saúde, Clínicas Veterinárias e Apoio Social, realizei vistorias a Estabelecimentos de Restauração e Bebida, Mini-Mercado, Padaria e Pastelaria com fabrico próprio.
É muito importante que as condições estruturais dos estabelecimentos, a organização do espaço e do trabalho, as práticas de manipulação e confecção dos alimentos, sejam as mais adequadas, pois estas podem envolver riscos para a saúde e segurança das pessoas e serem factores propícios de intoxinfecções, devendo ser objecto de acções de vigilância regular no sentido de os identificar e determinar as medidas correctivas necessárias para a defesa da saúde pública
De acordo com o Decreto-Lei 82/2009, de 2 de Abril, no que refere à competência para fiscalização, serão desenvolvidas actividades com o objectivo de exercer as competências das Autoridades de Saúde no âmbito da defesa da Saúde Pública.
Assim, os Técnicos de Saúde Ambiental visam garantir as condições higio-sanitárias dos estabelecimentos de restauração e bebidas, Mini-Mercado, Pastelaria com fabrico próprio e Padaria, de modo a salvaguardar a saúde dos utentes e trabalhadores.

Mini-Mercado
No mini-mercado situado no Mercado Municipal pude averiguar que estes não estão equipados com instalações sanitárias destinadas aos funcionários. Desta forma, os responsáveis pelo estabelecimento têm de efectuar pequenas alterações para estar em conformidade.

Pastelaria com fabrico próprio e Padaria
Na pastelaria com fabrico próprio pude verificar boas condições higio-sanitárias, seguindo e implementando os responsáveis, o guia de boas práticas e o do HACCP. Em relação à Padaria, verificámos que não continha boas condições higio-sanitárias, visto não ter ventilação adequada, as instalações sanitárias não continham dispositivos individuais de lavagem, secagem de mãos e os materiais para o fabrico estarem com vectores.

Estabelecimento de Restauração e Bebida
No Estabelecimento de Restauração e Bebida verifiquei que o proprietário estava a seguir as recomendações necessárias estabelecidas pelas Técnicas de Saúde Ambiental. Assim, era notório que o estabelecimento já continha boas condições higio-sanitárias, apesar de estar em obras de remodelação e cumprimento das medidas preventivas.



É de realçar, que os Técnicos de Saúde Ambiental têm um importante papel, visto que realizam vistorias a todos os Estabelecimentos, com o intuito de assegurar a saúde da população, evitando assim muitos riscos para a população. 



Referências Bibliográficas
Presidência do Conselho de Ministros (2011). Decreto-Lei n.º 48/2011, de 1 de Abril. Consultado a 21 de Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário