22 janeiro, 2012

Toxinfecções Alimentares




“As toxinfecções alimentares continuam a constituir um problema importante de Saúde Pública, mesmo nos países mais desenvolvidos. A difusão da utilização de produtos alimentares sujeitos a tratamento industrial, a agricultura intensa, a alimentação colectiva e a vulgarização das técnicas de refrigeração são algumas das razões que estão na origem do problema.” (Direcção-Geral da Saúde, 2001) Designa-se por “toxinfecção alimentar” qualquer doença de natureza infecciosa ou tóxica, causada pelo consumo de géneros alimentícios ou de água. Também é importante mencionar que qualquer toxinfecção alimentar que afecte mais do que dois indivíduos e que tenha a mesma origem, denomina-se por “toxinfecção alimentar colectiva” ou “surto”. Considera-se, com excepção, um único caso de botulismo ou de envenenamento químico de surto.
A Autoridade de Saúde é responsável por tomar as medidas necessárias no sentido de investigar, controlar o surto e promover/desenvolver as medidas para prevenir surtos futuros, seguindo as “Orientações para a Vigilância e Controlo das Toxinfecções Alimentares Colectivas”. (Figura 1)
Os Técnicos de Saúde Ambiental também colaboram na vigilância de toxinfecções alimentares com o objectivo de prevenir a ocorrência de surtos nos estabelecimentos no ramo alimentar.
Desta forma, as actividades a desenvolver pelos Técnicos de Saúde Ambiental e, de acordo, com as “Orientações para a Vigilância e Controlo das Toxinfecções Alimentares Colectivas” são:
- Realização de inquéritos epidemiológicos a episódios de toxinfecções alimentares colectivas;
- Colheita de amostra de alimentos para análise;
- Colheitas de produtos biológicos para análise;
- Vistorias aos estabelecimentos onde ocorreu a possível contaminação para verificação das condições higio-sanitárias e correcção de eventuais focos de risco.


Figura 1 – Orientações para a Vigilância e Controlo de Toxinfecções Alimentares Colectivas - TAC

Referências Bibliográficas:
Direcção-Geral da Saúde. Circular Informativa n.º 22/DT, de 09 de Outubro. Orientações para a Vigilância e Controlo de Toxinfecções Alimentares Colectivas. Consultado a 19 de Janeiro de 2012.
Direcção-Geral da Saúde. Circular Normativa n.º 14/DT, de 09 de Outubro. Vigilância e Controlo das Toxinfecções Alimentares Colectivas. Consultado a 19 de Janeiro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário