21 janeiro, 2012

Parques Infantis


Os Espaços de Jogo e Recreio, designadamente Parques Infantis, são áreas destinadas às actividades lúdicas das crianças, em que a actividade motora assume especial relevância.
Em Portugal e de acordo com os dados fornecidos, verifica-se um grande número de acidentes em Parques Infantis, atingindo principalmente crianças no grupo etário dos cinco aos nove anos de idade.
Os acidentes são provocados por má adequação do material existente, assim como por superfícies de impacto desajustadas. A existência de parques infantis junto à estrada assume uma gravidade acrescida, pois as barreiras existentes deviam impedir a saída da criança para as vias de circulação automóvel.

O Decreto-Lei n.º 119/2009, de 19 de Maio, estabelece as condições de segurança a observar na localização, implementação, concepção/organização funcional dos espaços de jogo e recreio, respectivo equipamento e superfícies de impacto.

No âmbito de vigilância sanitária, realizada pelos Técnicos de Saúde Ambiental, estes têm como objectivo avaliar as condições de higiene e segurança dos Parques Infantis.
Realizei algumas vistorias a parques infantis, nomeadamente, aos existentes nos recintos escolares e nos ATL’s. (Figura 1)



 Figura 1 – Fotografias das vistorias realizadas a Parques Infantis

Verifica-se a urgência na redução significativa dos traumatismos e lesões acidentais, que ocorrem nos espaços de brincadeira que oferecemos às crianças.
Como afirma Martin Gaarder, “As crianças são peritas em ser crianças”, cabendo-nos a nós, adultos e profissionais, dar-lhes a oportunidades de demonstrar a sua perícia em liberdade, com muito prazer e, implicitamente, com a indissociável segurança”.

Referências Bibliográficas:
Cordeiro. M. & Menezes. H. ABC. Recreio, Espaços de Jogo e Parques Infantis. O bem-estar e a segurança também são da nossa responsabilidade. (1999) Edição Pais & Filhos. Educação Segura. Mundial Confiança. Consultado a 19 de Janeiro de 2012.
Decreto-Lei n.º 119/2009, de 19 de Maio. Consultado a 18 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.ipq.pt/backfiles/DL119_2009.pdf
Menezes, H.. Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Espaços exteriores no Jardim de Infância – brinca sem armadilhas. Artigo publicado nos Cadernos de Educação de Infância n.º 46/98 (2003). Consultado a 18 de Janeiro de 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário