22 janeiro, 2012

Ergonomia Escolar


A Ergonomia é uma ciência que estuda as interacções entre o Homem e os elementos do sistema de trabalho, preconizando a aplicação dos seus princípios, métodos e instrumentos para a concepção de sistemas de trabalho e produtos. Esta age sobre o dispositivo técnico, o envolvimento e a organização de trabalho, tornando-os aptos, numa perspectiva integrada de saúde, de segurança, de bem-estar individual e colectivo bem como da eficácia dos sistemas.
Os objectivos da Ergonomia são indissociáveis e complementares. Visam a transformação do trabalho, contribuindo desta forma, para a concepção de situações de trabalho que não alterem a saúde dos indivíduos, de modo a que possam exercer as suas competências e alcançar os objectivos económicos da organização em que se integram.
Assim, quando examinamos a Ergonomia Escolar, verificamos que a concepção dos espaços de formação torna indispensável um melhor conhecimento da actividade dos docentes e dos alunos e que requer a consideração das situações de ensino no seu todo.
A organização dos espaços de ensino influencia as modalidades da actividade dos alunos e dos docentes, ao mesmo tempo que modula as interacções funcionais e sociais. Desta forma, a organização dos espaços é o resultado de um compromisso que integra múltiplas determinantes, como a superfície disponível e as suas dimensões, as características do mobiliário e o seu número, o efectivo dos alunos, a organização temporal da actividade de formação e as estratégias pedagógicas. Torna-se importante conhecer melhor a forma como se constroem esses compromissos para dar indicações aos responsáveis pela concepção dos espaços escolares. A Ergonomia contribui assim para a definição dos objectivos do projecto de concepção, considerando as dimensões relativas à organização temporal do trabalho, as opções metodológicas e as características das populações que vão trabalhar nas condições que lhes serão oferecidas.

Em suma, a Ergonomia aplicada ao contexto escolar visa:
- A adaptação da abordagem em situações de aprendizagem e as finalidades de trabalho escolar;
- A procura da melhor adequação possível entre a tarefa (aprendizagem, formação) e os alunos/docentes, que realizam esta tarefa, com vista a uma melhor eficácia, tanto do ponto de vista do sistema, como dos intervenientes;
- Relacionar nos diversos níveis, as inúmeras componentes do sistema e as actividades, bem como as interacções das diferentes situações que influenciam uns e outros;
- Mobilizar as competências dos diferentes alunos/docentes em relação às missões, às tarefas acometidas,  às suas capacidades de diálogo, de análise e de inovação.



Referências Bibliográficas
Carnide. M. Programa Nacional de Saúde Escolar. Ergonomia Escolar – Recomendações. Direcção-Geral da Saúde. (2006) Consultado a 20 de Janeiros de 2012

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