12 janeiro, 2012

Concurso Escolar – “Segurança para Todos”

Figura 1 – Segurança no Trânsito

Os acidentes são um grave problema de Saúde Pública em todo o Mundo. Estes são, habitualmente, definidos em função da intenção que os originou, por exemplo, quando resultam de acidentes de trânsito, quedas, queimaduras, asfixias, intoxicações e afogamento são designados “Acidentes Não Intencionais” e, quando são ocasionados por lesões auto-provocadas voluntariamente, são denominados por “Acidentes Intencionais”.
“Por cada vítima de acidente que morre estima-se que dezenas sejam hospitalizadas, centenas recorram a serviços de urgência e milhares procurem consultas médicas e cuidados básicos de saúde. Muitos sobreviventes de acidentes sofrem um significativo grau de incapacidade, temporária ou permanente. Todos países reconhecem a gravidade do problema, desenvolvendo todos os esforços para os prevenir e para reduzir as suas consequências. Por isso, a intervenção da Saúde nesta área constitui um contributo fundamental para a construção do processo de cidadania, pilar de um trabalho global, intersectorial e sustentável de Promoção da Saúde e Prevenção dos Acidentes. Deste modo, o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, visa contribuir para a obtenção de ganhos em saúde da população portuguesa através de acções que promovam comportamentos seguros e competências específicas para lidar com o risco de acidente não intencional.” (Fonte: Direcção-Geral de Saúde – Programa Nacional de Prevenção dos Acidentes)
A redução do número e da gravidade dos acidentes de viação é uma prioridade em todo o Mundo. Assim, as Nações Unidas declaram o período 2011-2020 como a Década de Acção pela Segurança no Trânsito, iniciativa coordenada pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).
“O Plano de Acção para a Década de Acçãopela Segurança no Trânsito propõe que as actividades a desenvolver sejam organizadas de acordo com os cinco pilares da Promoção de Segurança e da Prevenção dos Acidentes, sendo estes:
- Gestão da Segurança Rodoviária;
- Estradas Seguras e Mobilidade;
- Veículos Seguros;
- Segurança dos Utilizadores da Estrada;
- Resposta de Emergência após o Acidente.”
(Fonte: Direcção-Geral da Saúde – A Década de Acção pela Segurança no Trânsito)

Deste modo, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) apoia a 12ª edição do Concurso Escolar - «Segurança para Todos», promovido pela Renault. Esta acção tem como objectivo sensibilizar a população escolar do 1º Ciclo para a adopção de comportamentos seguros.
A Renault Portugal disponibiliza Kits pedagógicos de apoio ao concurso, constituídos por um Guia para o Professor, Manual do Aluno e CD áudio, que podem ser solicitados pelas Escolas e Centros de Saúde para contacto@segurancaparatodos.com.

O prémio para os Vencedores é uma viagem a Paris à Disneylandia, para toda a turma.

 Figura 2 - Disneylandia Paris


Para participar neste concurso consulte o regulamento (as formas de concorrer e as Fichas Pedagógicas, que também podem ser descarregadas no Website do Concurso *).

Para mais informações consulte a Direcção-Geral de Saúde.



Referência Bibliográfica:

Direcção-Geral da Saúde (DGS). Concurso Escolar «Segurança para Todos». Consultado a 11 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.dgs.pt/
Segurança para Todos. Renault. SPT: edição 2011-2012. Consultado a 11 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.segurancaparatodos.com/gca/?id=58&referer=di

Sem comentários:

Enviar um comentário