22 janeiro, 2012

Amianto


O Amianto é uma forma fibrosa de diversos minerais naturais. (Figura 1) Existem várias formas de Amianto, nomeadamente:
- Critótilo (amianto branco);
- Crocidolite (amianto azul);
- Amianto grunerite (amosite, amianto castanho).

Figura 1 - Amianto

Embora sejam conhecidas pela cor, não é possível identificá-las com segurança, exclusivamente com base na cor, pelo que são necessárias análises laboratoriais.
O amianto pode ser incorporado numa vasta gama de produtos como revestimentos aplicados à pistola, materiais de enchimento, painéis isolantes de amianto, plástico reforçados, revestimento de pisos, revestimento e tintas texturados e cartão, papel e produtos de papel.
Caso as fibras se libertem, o perigo decorre da sua inalação. As fibras microscópicas podem depositar-se nos pulmões e, neles permanecer por muitos anos, podendo provocar doenças, anos mais tarde.
Se as fibras de amianto estiverem fracamente ligadas no produto ou material, o risco de libertação de fibras é maior. Contudo, se as fibras estiverem fortemente ligadas num material não friável, a probabilidade dessas fibras se libertarem será menor.
O amianto foi utilizado em grande escala na Europa, nomeadamente entre 1945 e 1990. A proibição da sua utilização não foi simultânea em todos os Estados-Membros. No entanto, a utilização do amianto foi proibida na União Europeia, a partir de 1 de Janeiro de 2005.
A utilização inicial dada ao amianto vai determinar a forma mais adequada de descontaminação. Os materiais que contêm amianto devem ser removidos dos edifícios ou instalações sob condições controladas, sendo depois recolhidos, armazenados e eliminados como resíduos perigosos.

Consequências do amianto para a saúde
O amianto é perigoso, ao dispersar-se no ar, sob a forma de fibras muito pequenas, que são invisíveis a olho nú. A inalação dessas fibras de amianto pode provocar uma de três doenças:
• Asbestose, uma lesão do tecido pulmonar;
• Cancro do pulmão;
• Mesotelioma, um cancro da pleura ou do peritoneu.
A exposição ao amianto pode provocar cancro da laringe, do aparelho gastrointestinal ou provocar placas pleurais.
Suspeita-se que a ingestão de água potável contaminada por amianto, em concentrações elevadas, possa causar cancro.
Em geral, estas doenças levam muito tempo a desenvolver-se e, normalmente, num período até 40 anos após exposição.
O cancro do pulmão é menos frequente nos fumadores passivos. O cancro provocado pelo amianto é mais comum nos fumadores activos.
Se a empresa implicar a exposição dos trabalhadores ao amianto, torna-se necessário:
- Adoptar boas práticas;
- Garantir aos trabalhadores a formação e a informação adequadas relativamente aos riscos
- Garantir uma comunicação eficaz;
- Verificar se os trabalhadores compreendem a importância de minimizar a exposição;
- Fornecer informação sobre os riscos acrescidos da combinação do tabagismo com a exposição de amianto para incentivas os fumadores a deixar de fumar;
- Cumprir a legislação nacional relativa aos trabalhos susceptíveis de envolver amianto.

No preenchimento do formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde em Estabelecimentos de Educação e Ensino, caso existam coberturas de edifícios de fibrocimento, é importante identificar o ano de aplicação, uma vez que, até finais dos anos 80, o fibrocimento continha fibras de amianto, sendo este proibido desde 1994.



Referências Bibliográficas
Inspecção-Geral do Trabalho. Amianto – Campanha Europeia 2006. O amianto pode provocar a morte! Consultado a 20 de Janeiro de 2012
Guia de Boas Práticas. Comissão Europeia. Guia de boas práticas para prevenir ou minimizar os riscos decorrentes do amianto em trabalhos que envolvam (ou possam envolver) amianto, destinados a empregadores, trabalhadores e inspectores do trabalho. Consultado a 20 de Janeiro de 2012

1 comentário:

  1. Fabrico – Venda e Aluguer de Cabines para Descontaminação de Amianto.
    A empresa João Gravito, Lda em Parceria com a empresa Tirintio, Lda, oferece oportunidades únicas para quem trabalha na Remoção de Amianto. Sendo as únicas empresas em Portugal a explorar comercialmente Cabines para Descontaminação de Amianto de Fabrico Português. Sendo que a Tirintio, Lda, para além de construir as Cabines para Descontaminação de Amianto, também executa trabalhos de Remoção de Amianto, encontrando-se devidamente Equipada e Qualificada pela TÜV Rheinland Portugal para a remoção de coberturas em fibrocimento, contendo amianto. Para mais informações e pedidos de orçamentos, encontramo-nos ao vosso inteiro dispor: joao.gravito@gmail.com (Juntos vamos acabar com o Amianto em Portugal) Fabrico – Venda e Aluguer de Cabines para Descontaminação de Amianto.

    ResponderEliminar