22 janeiro, 2012

Agradecimentos

“A equipa não é um grupo subjugado pela necessidade ou pelo medo, nem uma clientela atraída por favores que qualquer potentado pode distribuir… A equipa é um grupo de homens unidos por um laço orgânico, isto é, pelo serviço duma obra ou duma causa comum, à qual testemunham igual dedicação e cujo esforço por ela exigido repartem segundo os dons, a capacidade ou os meios de cada um sem interesse de competição, rivalidade ou intrigas, ligados pelo resultado comum, não pelo êxito desta ou daquela aventura particular. Foi esta fórmula de todas as grandes empresas que fizeram as civilizações humanas.” (Lucien Romier)

Com esta publicação encerro o estágio que realizei no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António. À chegada, encontrei uma atmosfera acolhedora e um grupo de trabalho confiante nas suas atitudes, características que me cativaram e me ajudaram a desdramatizar a distância da minha família. Aqui, senti-me em casa.

“Pegada Ambiental” foi o início da minha caminhada enquanto futura profissional/ técnica de saúde ambiental. A minha intervenção foi efectuada a diferentes níveis, tais como habitacional, escolar, industrial, serviços e comércio, assim como na qualidade ambiental (ar, alimentos, água, resíduos, solos, entre outros). Foi possível vivenciar os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano mas também actuar, enquanto técnica de saúde ambiental, no controlo sanitário do meio ambiente detectando, identificando, analisando, prevenindo e corrigindo riscos ambientais para a saúde, actuais ou potenciais.

Para a concretização das actividades desenvolvidas, que me possibilitaram desenvolver um conjunto de competências contei com a colaboração dos elementos que constituem este grupo de trabalho. O tempo que passei na sua companhia contribuiu sobremaneira para o meu crescimento pessoal e profissional, graças ao companheirismo de todos. Agradeço-vos a disponibilidade, a dedicação, a cedência de material documental, o carinho, o apoio e oportunidade que me foram concedidos. Um muito obrigado, às Técnicas de Saúde Ambiental, Eduarda Gonçalves, Sandra Faísca, Sofia Duarte, ao Delegado de Saúde Adjunto Dr. Carlos André, a Higienista Oral Isabel Palma, a Assistente Social Manuela Gonçalves, a Enfermeira Assunção Pereira e a Fisioterapeuta Flávia Oliveira. Gostei muito de vos conhecer e levo-vos no meu coração! 







1 comentário:

  1. Minha Pikena Bi. Tenho muito orgulho em ti, pela tua dedicação a um objetivo que estás a dois passos de alcançar ser Técnica...lllolll.
    Desde já congratulizo-te pelo blog, pois considero que está bastante atual e profissional.Mui bien...Bjx grande.

    ResponderEliminar